segunda-feira, 2 de março de 2015

FC Porto x Sporting

Julen Lopetegui ao colocar Evandro a titular revela ao mundo o que já se sabia. Vem ao Blue Overlap para saber o que fazer quando tem dúvidas. E faz bem, mister. Eu e o Z cá estaremos para o esclarecer sempre que necessário.

Exibição avassaladora do Porto. Organizados, pressionantes, agressivos, com qualidade, com bola, a impor-se na sua casa e a mostrar que quer continuar a perseguir o Benfica. Controlámos o jogo de uma forma absoluta. Aliás, Fabiano terá certamente a esta hora um processo disciplinar movido pela estrutura do FC Porto por falta de comparência. Mais a sério, foi uma noite de trabalho mas também de magia. Grandes golos em grande jogadas. Mas vamos por partes. Primeira-parte até aos 20 minutos equilibrada mas daí em diante só deu Porto. Mais um jogo onde as oportunidades se multiplicaram. E o que dizer do passe de Jackson? Consegui ouvir o sorriso de Zlatan orgulhoso do colombiano. Mas a noite foi da nossa "motinha". Tello deu uma lição de como finalizar em 1x1. 3 golos sempre na cara de Rui Patricio. Que este jogo o liberte da (hipotética) pressão que existia na sua cabeça. Na segunda-parte o domínio manteve-se. Brahimi algo apagado saiu para entrar Quaresma, mas a pareceria Jackson-Tello voltava a fazer moça na defesa sportinguista. 2-0 e o Porto começava a respirar melhor. Até ao final do jogo muita cabecinha em deixar o Sporting (tentar) criar perigo mas o desgaste do jogo com o Wolfsburgo fez se notar.  Resultado final 3-0 que reflecte a total superioridade da equipa azul e branca motivada acima de tudo por um Tello matador, um meio-campo muito forte em termos de pressão e agressividade e numa gestão inteligente dos momentos do jogo.
Por ultimo há que dizer que o  Sporting não jogou um pinTello (desculpem...)

(+) Positivo


Tello - Estão dissipadas as dúvidas sobre a qualidade do espanhol?! Que jogão. Na pressão aos jogadores do Sporting quando queriam começar a construir, na forma como foi procurar as diagonais tão comuns aos extremos produzidos em La Masia, a calma como finalizou os 3 golos sem ser sôfrego. Até a nível defensivo esteve impecável! Ter Brahimi, Tello e Quaresma (e Hernâni!) é um luxo meus amigos. 

Jackson - Que estupidez de passe, moço. Nem no FIFA ou no PES dá para fazer aquilo. Com mais a estupidez de golos que leva, menos de 35 milhões no final da época é uma má venda. Será certamente um dos avançados mais completos do Mundo. Para além de continuar a ser um saco de porrada em TODOS os jogos. 

Evandro - Um jogador que me enche as medidas. Juro que festejei ao saber que estava incluído no 11 titular. Sim, sou maluquinho a esse ponto. Com Óliver de baixa é o jogador que torna a sua ausência suportável. É agressivo sem bola, tem muita qualidade com ela nos pés, sabe posicionar-se e equilibrar a equipa, sabe aparecer na ajuda a Jackson. Trouxe a solidez ao meio-campo que não existiu no Bessa e com a falta de minutos nas pernas foi bem substituído. Enfim, é um médio muito completo e tem de continuar no 11. 

Lopetegui - Acreditem se quiserem mas o basco fez as duas substituições que queria quando eu estava a falar nelas. A de Quaresma por Brahimi e mais tarde a entrada de Rúben Neves por Evandro. Está cada vez mais identificado com o clube e a sua leitura do jogo do banco é fantástica. Ah, e está imparável a nível de comunicação. Vê-lo no fim a festejar com os jogadores foi fofinho e sintomático de que se respira confiança naquele balneário.

Herrera - Podia ter marcado um golo de levantar o estádio não fosse aquela coisa parva da finalização. Foi muito importante na intensidade que deu ao meio-campo com a sua habitual disponibilidade física de um gajo todo mamado em Red Bull. Esteve muito bem no passe (muito melhor que no Bessa) e na forma como aproximou as linhas da equipa entre transições. Não vamos baixar a forma agora, pois não Héctor?

( - ) Negativo 

Brahimi - Não está bem. A qualidade continua lá mas parece ainda procurar a melhor forma. Agarrou-se demasiado à bola e continua pouco objectivo. 

O efeito "50 Shades of Grey" no Futebol - Vitória de Guimarães, Basileia, Boavista e Sporting. Têm todos fetiche por pancadinhas, cara!#@? É que são jogos inteiros a distribuir pancada pá.

Artur Soares Dias - O que dizer daquele critério de faltas? Sim, o Casemiro deu muita lenha e podia ter visto um amarelo. Mas quando o William pegou com duas mãos no Tello e o arrastou até ao chão e o menino de amarelo marca canto estamos conversados. A estupidez de faltas ofensivas marcadas tirou todo o adepto portista do sério. A não expulsão de Cedric, o William a distribuir lenha... Absolutamente ridículo. 

2 comentários:


  1. @ Vasco

    concordo em que vimos exactamente o mesmo jogo :D
    só discordo na apreciação ao artista do apito, pois que não foi «ridículo»; limitou-se a seguir instruções emandas por quem de Direito: em caso de dúvida, prejudicar o FC Porto não acarreta quaisquer problemas em termos de classificação (na Liga e na carreira).

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  2. Posso estar enganado, mas tenho a ideia que o Artur Soares Dias foi equipado a rigor para o jogo. Porto -Zbording.. Já se tinha visto no jogo anterior da jornada com o Estoril...

    ResponderEliminar